top of page
  • Foto do escritorMarcia Arroyo

Janeiro Branco - Saúde Mental



A proposta do “ano colorido” divide cada mês em conscientização por cores e, assim, ajuda a divulgar causas que merecem receber atenção. Para o mês de janeiro, temos a cor branca não só para simbolizar a paz do início do ano, mas para indicar a conscientização a respeito da sua própria saúde mental. Mas afinal, o que é saúde mental?


Em uma pesquisa rápida no google, vemos que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo como o estado de plena saúde mental, pois possibilita o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a comunidade. Então, saúde mental é mais sobre cuidar de si para então poder cuidar do mundo ao seu redor. 


Ok, mas por onde eu começo? 

O seu cérebro é dividido em várias áreas responsáveis por muitas coisas, por que não dividir sua vida pessoal em áreas de cuidado também? Uma das minhas recomendações é dividir em 4 áreas: Físico, Emocional, Espiritual e Social. 


Físico: a área física diz respeito àqueles cuidados mais práticos, como dormir bem, ter um uma alimentação saudável, fazer exercício e até aprender uma coisa nova. Pode parecer um pouco desafiador a princípio mas comece devagar e nunca pare de caminhar!


Emocional: como você respeita seus sentimentos? É uma boa pergunta para se iniciar no cuidado emocional, afinal, fica difícil ajudar alguém quando não consegue se ajudar. Invista tempo e ações no conhecimento de si, no manejo de estresse e ansiedade e no autoperdão. Tudo isso influenciará no seu dia a dia e na sua personalidade pouco a pouco. 


Espiritual: espiritualidade é diferente de religião, cuidar do espírito é uma maneira de encontrar paz e refúgio em meio a altos e baixos da vida. Pode ser um hobbie, uma sessão de meditação, ficar em silêncio, auto-afirmação, conexão com a natureza e tudo que te ajude a seguir em frente e não desistir! 


Social: é importante se amar e respeitar, mas é bom se pôr à prova e conhecer pessoas novas também! Sabia que muitas vezes seus sentimentos e ações são influenciados por pessoas ao seu redor? Por isso lembre-se de conhecer pessoas que te amem e valorizem por quem realmente é, e te apoiem nessa jornada de cuidado mental. 


Ser humano não é nem um pouco fácil, mas lembre-se que não precisa caminhar sozinho(a)! Altos e baixos são mais frequentes do que você imagina, e por isso é importante manter uma rede de apoio pessoal que te ajude a crescer, a amar e a ser amado(a) também! 


Se precisar de ajuda clique aqui e marque sua psicoterapia já!


3 visualizações
bottom of page